• Fernando Giannini

Seu cérebro não é multitarefa!!

Autor: Adriana Azor / Fonte: Medium

A ciência incompreendida por trás da troca de tarefas

Foto de Brooke Lark no Unsplash


Você pode não querer acreditar nisso, mas lembre-se, a ciência não mente.

Multitarefa não existe; é um nome impróprio. A percepção da multitarefa produtiva é tendenciosa e errada.

Deixe-me explicar e demonstrar. A percepção é uma coisa engraçada. Conte os pontos pretos nesta imagem:

Fonte: illusions.org


A capacidade de sentir, adquirir, processar e compreender informações é o que os cientistas cognitivos chamam de percepção. Nós seres humanos podemos receber informações por meio de 5 sentidos diferentes: visão, olfato, tato, paladar, audição e segundo a meditação Vipassana temos mais um sentido que é a mente, porém vamos nos ater aos 5 sentidos.


Cada um dos sentidos é ativado ao longo do dia. Cada um é ativado por estímulos contínuos. Mas aprendemos apenas a ouvir o que precisamos ouvir ou ver o que precisamos ver. Esse controle cognitivo é essencial para nossas vidas, caso contrário, estaríamos sobrecarregados de informações inúteis, não conseguiríamos entender o que nos cerca e o que é vital para realizar nossas atividades diárias.


A percepção não é uma experiência única; é um processo ativo que ocorre continuamente em nosso cérebro. É um sistema complexo que só começa com um dos 5 sentidos detectando um estímulo.


O estímulo é então selecionado. Seu cérebro decide que o barulho que você ouviu lá fora é essencial. Então ele organiza os outros estímulos que você acabou de perceber para dar um contexto e um significado ao ruído. Você fica alerta ao som dos alarmes dos carros, à luz repentina e ao cheiro estranho no ar. Você até vai até a janela para obter mais informações. Todos os seus sentidos estão agora focados no incidente; Isso ocupa toda a sua atenção .


Depois de ter informações suficientes; você pode então interpretar a situação:

Eram apenas fogos de artifício aleatórios.


Este é um exemplo grande e óbvio, e não acontece com frequência. Mas sua percepção está continuamente ativa.


Podemos falar sobre percepção por horas. É o que nos mantém vivos e nos faz cumprir nossas tarefas e tarefas diárias. Distúrbios de percepção são comuns e, como todo processo fisiológico, o entendemos por meio de processos patológicos.


Lembre-se: “Todos os seus sentidos estão agora focados no incidente; ocupa toda a sua atenção?”

Portanto, vamos aumentar a atenção agora.


Da Percepção à Atenção


Atenção é um estado difícil de definir. Imagens avançadas do cérebro deram aos cientistas uma nova janela para sistemas comportamentais e cognitivos complexos. A atenção é uma concentração seletiva durante um estado de excitação.


Os filósofos, antes dos psicólogos e biólogos, foram os primeiros a definir e estudar a atenção. Em 1879 , Wilhelm Wundt estabeleceu o primeiro laboratório de pesquisa psicológica e introduziu o estudo da atenção ao campo.


Mais de 140 anos depois, ainda estamos tentando entender a base neural da atenção.

Na década de 1990, os cientistas começaram a usar a tomografia por emissão de pósitrons ( PET ) e posteriormente a ressonância magnética funcional ( fMRI ) para obter imagens do cérebro em ação.


Os primeiros estudos usando imagens PET focaram na atenção visual . Os pesquisadores descobriram que uma mudança na atenção visual requer pelo menos duas etapas: desviar a atenção de um ponto e trazê-la para outro. O lobo parietal é importante na primeira etapa (desengajamento), e o mesencéfalo é mais ativo na segunda (refocalização).


O sistema de visão do cérebro é o mais bem compreendido dos cinco sistemas sensoriais porque é fácil de testar e experimentar em humanos e primatas. Além dos 5 sentidos primários, o cérebro humano possui outros sistemas para compreender os estímulos e regular a capacidade de funcionar. No entanto, eles geralmente são integrados a partir de nossos outros sentidos. Um exemplo é uma percepção visual-espacial, que permite que você se locomova em seu espaço.


  • A atenção é limitada Para permanecer na tarefa, nossas percepções devem estar focadas em uma determinada fonte, sem ser sobrecarregadas com todos os estímulos ao nosso redor. Isso depende do interesse e da necessidade, mas também dos 'distratores'. A atenção é limitada em duração e capacidade. Essa limitação é chamada de “capacidade de atenção” e pode variar de pessoa para pessoa. Experimente esse teste de atenção. O fenômeno Attentional Blink (AB) foi descrito pela primeira vez por Raymond, Shapiro e Arnell em 1992. Em suma, é disso que se trata:

- As pessoas são instruídas a encontrar um estímulo específico, o estímulo alvo (por exemplo, a letra L).

- O estímulo alvo nem sempre é mostrado.

- Vários estímulos são mostrados muito brevemente.

https://www.psytoolkit.org/experiment-library/ab.html


  • A atenção é seletiva Por ser limitado, ele precisa ser seletivo para funcionar adequadamente em sua capacidade máxima. Na maioria das vezes, a filtragem e o foco são inconscientes. Experimente esse teste visual. A pesquisa visual é sobre como pesquisamos e encontramos objetos usando nossa visão. A pesquisa sobre a busca de itens em um display de pesquisa remonta ao trabalho de Anne Treisman no final dos anos 1970. Uma das idéias importantes de pesquisar recursos com itens específicos (por exemplo, procurar uma garrafa redonda verde entre uma grande coleção de garrafas) é que isso não pode ser feito em paralelo; portanto, quanto mais itens houver para pesquisar, mais tempo levará. https://www.psytoolkit.org/experiment-library/search.html

  • A atenção é um processo cognitivo integrativo A atenção é um reflexo inato e não se limita aos humanos². É um processo que permite nossa sobrevivência. Em recém-nascidos, a atenção é clara nos reflexos de procura, quando o bebê vira o rosto em direção à fonte do estímulo³.

Troca de tarefas


A multitarefa nos dá a impressão de maior produtividade, mas isso é um equívoco. Alternar sua atenção entre as tarefas diminui a eficiência ao diminuir as velocidades de reação.

Deixe-me explicar e demonstrar o porquê.

Demonstração

  • Enquanto cronometrando você mesmo, conte de 1 a 26. Anote seu tempo.

  • Enquanto cronometrando, recite o alfabeto de A a Z. Anote o seu tempo.

  • Enquanto cronometrando você mesmo, alterne entre números e letras: 1-A-2-B… Anote seu tempo.

Uma professora cronometrou seus 27 estudantes. Aqui estão os resultados ⁵:

Tempo em segundos para contar de 1 a 26. Tempo em segundos para recitar o alfabeto. Tempo em segundos para alternar entre números e letras. Fonte: https://www.learningscientists.org/blog/2017/7/28-1


Tempo médio para contar de 1 a 26: 12 segundos

Tempo médio para o alfabeto A a Z: 9 segundos

Média combinada: 58 segundos

Custo de comutação: 58 - (12 + 9) = 37 segundos (176% do tempo)


Custo de tempo e erros


Usando o primeiro paradigma de troca de tarefas em 1927 , Jersild investigou a capacidade de mudar a atenção e a ação⁶. Ao usar esse paradigma, os pesquisadores demonstraram que o desempenho nas tarefas é interrompido quando a troca é necessária, levando a um desempenho mais lento e menor precisão.


A diferença de desempenho entre a repetição de tarefa AA e a troca de tarefa AB é conhecida como custo de troca. E isso é apenas quando a pessoa está trabalhando em 2 projetos. Nos negócios modernos, estamos fazendo mais de 2 coisas ao mesmo tempo e cada interrupção custa tempo e precisão.

O tempo perdido é proporcional ao número de projetos realizados. Fonte: Weinberg, GM Quality Software Management: Vol. 1 System Thinking.New York. Dorset House, 1992


A troca de tarefas é cara em termos de tempo e erros. Quanto mais complexa for a tarefa, maior será o custo de tempo e erros. Cumulativamente, a troca de tarefas pode desperdiçar até 40% de sua produtividade em um dia ⁷.


Quando seu cérebro tenta se desconectar e se reconectar


A comutação de tarefas envolve muitas partes do cérebro. Os pesquisadores registraram imagens da função cerebral enquanto pediam aos participantes que realizassem exercícios de troca de tarefas.

A troca de tarefas envolve 4 áreas principais ⁸:

  • O córtex pré-frontal: mudança de atenção e seleção de tarefas.

  • O lobo parietal posterior: compreender as regras.

  • O giro cingulado anterior: reconhecimento do erro.

  • O córtex pré-motor: a antecipação do movimento necessário.

Fonte: imagem do autor adaptada de https://www.neuroscientificallychallenged.com/blog//know-your-brain-cingulate-cortex


A pesquisa mostrou que as pessoas só podiam realizar uma tarefa cognitiva por vez.

De acordo com Meyer, Evans e Rubinstein⁸, o “controle executivo” humano tem dois estágios distintos e complementares: mudança de metas e ativação de regras. Não estamos cientes dessa decisão, e o processo neural pode levar frações de milissegundos: mesmo quando você pensa que está lendo e ouvindo, está interrompendo um para prestar atenção ao outro.


O problema é que quanto mais complexas as tarefas, mais recursos são necessários (o estabelecimento de metas e a compreensão das regras tornam-se mais exigentes), o que introduz custos de troca.


Multitarefa não existe


Você pode ver agora que só podemos realmente fazer uma coisa de cada vez. Você acha que há exceções, como cozinhar e ouvir um podcast ou dirigir e cantar. Pense de novo.

As tarefas motoras habituais não têm os mesmos substratos neurais que as tarefas motoras dirigidas a um objetivo; eles envolvem partes diferentes do cérebro ⁹.


Um estudo mostrou que pessoas que falam ao telefone enquanto caminham esbarram nas pessoas com mais frequência. Eles também não percebem o que está acontecendo ao seu redor. O estudo intitulado “Você viu o palhaço monociclo? A cegueira desatenciosa ao andar e falar ao celular” fez alguém em um traje de palhaço andar de monociclo. As pessoas que estavam ao telefone enquanto caminhavam não notaram ou se lembraram de ter visto o palhaço¹⁰.


Truques alternativos para eficiência


Psychology Today fornece dicas excelentes para superar a troca constante de tarefas em nossas vidas profissionais. Sim, temos muitas informações ao mesmo tempo ao longo do dia, mas ainda estamos no controle e decidimos como alocar nossos recursos mentais.


  1. A regra 80/20. Também conhecido como Princípio de Pareto , 20% do trabalho dá 80% dos resultados. Gastar mais tempo em algo não significa ser mais produtivo. Na verdade, quanto mais tempo gastamos em algo, mais chances temos de ser distraídos. A média de atenção do adulto é de 10 a 20 minutos. Identifique a tarefa de 20% que maximizará sua eficiência e dê a ela toda a atenção.

  2. Trabalhe em lotes. É muito fácil ser sugado para uma tarefa indefinidamente, geralmente naquelas que exigem menos estímulo mental. Quando você trabalha em lotes, você aloca determinados horários do dia para tarefas específicas (como verificar e-mails, fazer planos, agendar aulas de ginástica).

  3. Priorize Sempre comece com suas tarefas mais importantes primeiro. Sua capacidade de atenção fica mais curta com o passar do dia e os recursos cognitivos alocados diminuem com a fadiga.

  4. Aumente o foco e a concentração. É precisamente o oposto de multitarefa. Se a multitarefa não for eficiente, o comportamento contrastante deve ser. Em vez de ficar alerta a todos os estímulos ao seu redor, e em vez de ter os sentidos prontos para qualquer coisa que for lançada em seu caminho, tente restringir todo o foco a uma única tarefa. A concentração requer prática. Comece pequeno e isole-se das distrações (privação sensorial). Pode parecer difícil no início, mas você constrói resistência com o tempo.

  5. Programe o tempo de inatividade Seus processos mentais, assim como os físicos, precisam de tempo para descansar e se refrescar. O córtex pré-frontal que reúne ideias só pode ser alocado para uma única tarefa por vez. A troca de tarefas sobrecarrega o córtex pré-frontal e as habilidades de resolução de problemas diminuem dramaticamente. Pare de pensar em um problema e ele poderá ser resolvido. Além dos espaços em branco durante o dia, sair da grade também ajuda. Aprecie seu tempo de férias; eles fazem parte da sua produtividade.

Abaixo estão dois paradigmas de troca de tarefas disponíveis para jogar online. Eles são semelhantes aos usados ​​por cientistas durante a varredura do cérebro de uma pessoa.

Troca de tarefas

A dificuldade de alternar rapidamente entre duas tarefas diferentes foi relatada pela primeira vez por Jersild em 1927, mas foi só em meados da década de 1990 que o paradigma da alternância de tarefas se tornou popular entre psicólogos cognitivos e neurocientistas. A popularidade do paradigma provavelmente tem a ver com o fato de que os paradigmas de troca de tarefas são surpreendentemente difíceis. https://www.psytoolkit.org/experiment-library/taskswitching.html


Troca de tarefas

Uma ampla introdução à alternância de tarefas pode ser lida na outra entrada da biblioteca de alternância de tarefas. Clique aqui para ir para lá.

“A má notícia é que o tempo voa. A boa notícia é que você é o piloto. ”- Michael Altshuler

Autor: Adriana Azor

Fonte: Medium

Artigo original: https://bit.ly/2I8fn9M


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