• Fernando Giannini

24 dicas para reduzir as distrações digitais e melhorar o foco

Uma das ironias mais cruéis da vida do século 21 é que a tecnologia nos economizou muito tempo, que então viramos e gastamos usando essa tecnologia.

A maioria de nós é constantemente bombardeada por distrações, de colegas de trabalho, mensagens de texto, e-mails e manchetes atraentes. A boa notícia é que as maquinas ainda não assumiram o controle; ainda podemos controlar as máquinas e manipulá-las para não atrapalhar nossa concentração. Até quando não sabemos.

1. Pare de valorizar as coisas erradas Manter-se atualizado com as informações, eventos, mensagens e desenvolvimentos mais recentes é menos importante do que a qualidade de seu trabalho e relacionamentos. Acerte isso em sua cabeça, e isso pode tornar outros esforços para melhorar o foco um pouco mais fácil. 2. Use o APP forest Cada vez que você perde o foco, você mata uma planta. Você quer matar a pequena muda que você acabou de plantar? Claro que não. (Você pode encontrar o aplicativo aqui .)

3. Monitore sua produtividade Faça uma lista de tarefas simples de três itens e responsabilize-se quando levar o dia todo para fazer um item. 4. Deixe seu telefone em outra sala O benefício aqui deve ser óbvio. Mesmo se você 'precisar' do telefone para certas tarefas, veja se elas podem esperar ou ser feitas de alguma outra forma que não exija o telefone.

5. Definir limites Deixe as outras pessoas ao seu redor saberem quando você está trabalhando, lendo ou escrevendo ou o que quer que exija foco. Você pode até recompensá-los (especialmente as crianças) por 'deixá-lo sozinho' e permitir que você remova as distrações


6. Defina uma programação 

O que também pode ajudar a definir limites.


7. Use OneTab

Muitas guias, pouco foco. Embora três guias possam ser úteis, 13 faz uma bagunça. Use OneTab.


8. Cancelar inscrição

Cancele a assinatura de todos, exceto os boletins informativos, feeds, alertas de texto e outras informações e notificações "enviadas diretamente para você".


9. Pratique

Quanto mais acostumado você estiver a se concentrar por um determinado período de tempo, mais natural ele se tornará.


10. Medite

A meditação pode ajudar a desenvolver a concentração, mas também pode ajudá-lo a 'deixar ir' - para dar uma pausa ao seu cérebro. Um cérebro exausto não só leva a um enfoque deficiente, mas também a um sono ruim.


11. Classifique os seus e-mails

A ideia aqui é organizar os e-mails por remetente, assunto, etc., para separar automaticamente as mensagens mais e menos importantes. Nem sempre funcionará, mas configurado corretamente, pode ajudar a economizar tempo e energia.


12. Recompense-se pelo foco

A aprendizagem envolve ciclos de feedback, portanto, crie ciclos de feedback mais saudáveis. Recompense-se por comportamentos saudáveis.


13. Use a pesquisa por voz e comandos relacionados

Siri, Google Assistant, Alexa e outras ferramentas semelhantes podem reduzir o número de vezes que você precisa pegar o telefone ou abrir outra o navegador. Obviamente, o quanto isso melhora seu foco depende de como você o usa.

14. Seja invisível

O Google e o Facebook têm recursos de bate-papo que são ativados quando você faz login em sua conta, a menos que você os tenha configurado para serem desconectados por padrão. Como você se distrai facilmente, é exatamente assim que você deseja defini-los. É ruim o suficiente você estar no Facebook em primeiro lugar; a última coisa que você precisa é ser sugado para uma longa conversa com um amigo.

15. Simplifique suas ferramentas

Não use software com mais recursos do que você precisa. Por exemplo, se você estiver escrevendo uma postagem de blog, uma carta de apresentação, um trabalho de conclusão de curso ou qualquer outra coisa, use a ferramenta mais simples para fazer exatamente esse trabalho. Evite as ferramentas "cheias de recursos" se as distrações forem um problema para você.

16. Use Pocket

O aplicativo Pocket (anteriormente conhecido como Read It Later) é uma ótima maneira de voltar a distrair artigos e vídeos em seus dispositivos quando você tiver mais tempo. Apelidado de 'DVR da web', ele permite que você salve links em todos os dispositivos mais populares.


17. Ajustar ou desligar notificações

Um exemplo? Em PCs com Windows, escolher instalar atualizações no local pode ser um tíquete para muito tempo perdido desempacotando, instalando e reiniciando. Em vez disso, use as etapas listadas aqui para restringir as atualizações à instalação apenas quando você desligar o computador. Seu smartphone e wearables como Android e Apple Watches são exemplos mais óbvios de distrações digitais. Silencie-os para melhorar seu foco.

18. Conheça a si mesmo

Se você conhece seus sites favoritos que matam o tempo, será mais capaz de monitorar a si mesmo. Existem até aplicativos e extensões de navegador que podem impedir você de verificar determinados sites durante determinados momentos, caso você não consiga se controlar.

19. Considere fones de ouvido com cancelamento de ruído

De acordo com as regras não escritas sutis da política do escritório, os fones de ouvido são são dignos de confiança, os protetores de ouvido não. Gastar $ 200 em um par pode parecer exorbitante, mas comparado com o dinheiro que você perderá quando for demitido porque não consegue fazer seu trabalho porque está sempre distraído no escritório, é um roubo. Não tem $ 200? Existem alternativas muito mais acessíveis.

20. Escolha o meio com cuidado

Para lidar com mensagens de texto, a PC World recomenda  mudar o meio para algo que funcione melhor para sua programação. Se alguém lhe enviar uma mensagem de texto, em vez de responder imediatamente (e se abrir para mensagens mais perturbadoras), ligue de volta para o próximo intervalo ou envie um e-mail. Qualquer uma das formas amplia o diálogo e dá a você mais tempo para trabalhar.


21. Use uma tela (não duas)

Por exemplo, ter uma configuração de monitor duplo é considerado um impulsionador da produtividade, mas pelo menos um especialista em gerenciamento de tempo recomenda abandonar o segundo monitor. Mais espaço na tela é apenas um convite para abrir mais janelas e programas.


22. Consolide seus feeds

Quando você cede às distrações, simplificar a experiência pelo menos reduzirá o tempo que você desperdiça com elas. Use o Tweetdeck para tornar a leitura das atualizações do Twitter mais eficiente e experimente o Flipboard para transformar sua vida em 'sua revista pessoal'.


23. Pausas na programação

As chances de você se distrair aumentam quanto mais tempo você passa sem parar. Usando um aplicativo como o Time Out, você receberá lembretes sutis para se levantar, esticar as pernas e receber uma dose de redes sociais ou notícias a cada 90 minutos.

Trabalhe em pequenos intervalos, se necessário, à medida que desenvolve sua capacidade de se concentrar ao longo do tempo.


24. Desconecte completamente

Se tudo mais falhar, vire o controle deslizante do seu Wi-Fi para desligar ou desconecte o cabo Ethernet, desligue o telefone, tranque a porta e feche a janela. Se você ainda estiver  distraído, pode precisar de uma desintoxicação digital.


Autor: TeachThought Staff

Veja o artigo: https://www.teachthought.com/technology/25-tips-to-deal-with-digital-distractions/

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